DICAS DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS


Recomendações Práticas para a Segurança da Escola

 

            Trazemos recomendações proativas e simples, mas com grande impacto na segurança da escola e de seus freqüentadores. Segui-las é apenas uma recomendação que, na condição de parceiros, o Ronda Escolar sugere aos gestores.

 

a) PORTÕES FECHADOS

            Servem para controle de quem de alunos que saem nos intervalos, sendo vítimas de assaltos e agressões gratuitas; evitam também o acesso de pessoas estranhas à escola.

 

b) PORTEIRO DE CONFIANÇA

            Verificamos que este é um funcionário estratégico no quesito segurança; pessoas idôneas são imprescindíveis, pois o assédio dos criminosos a eles é muito forte.

 

c) LIMPEZA

            Muitas escolas possuem terrenos extensos e, com freqüência, com vegetação convidativa à prática do crime; manter o terreno limpo e prédios bem conservados faz muita diferença.

 

d) MUROS E ILUMINAÇÃO

            Os muros impõem limites físicos e, portanto, precisam estar completos, pintados e com altura suficiente para inibir o acesso dos criminosos; a iluminação, de igual forma, coíbe atos criminosos nos pátios e demais áreas abertas.

 

e) PONTOS ESCONDIDOS

            Quem constrói os prédios pensa na sua funcionalidade, mas esquece às vezes de locais que servem como possíveis esconderijos; nestas áreas deve ser observado reforço em portas, janelas e grades que dêem acesso ao interior das salas fechadas.

 

f) ALUNOS ATRASADOS

            Sugerimos aos gestores uma solução aos alunos atrasados, sugestão esta que seja algo diferente de deixá-los na rua, local que os deixam expostos à ocorrência do conflito.

 

g) ESCOLA ABERTA PARA A COMUNIDADE

            É importante que o diretor saiba gerir a abertura da escola à comunidade, a fim de evitar descontrole quanto ao uso e comportamentos dos freqüentadores das quadras esportivas, áreas verdes e demais espaços recreativos e culturais.

 

h) CONTROLE DE OCORRÊNCIAS

            Esta iniciativa de uma escola se mostrou interessante, pois proporcionou um acompanhamento da natureza dos conflitos de segurança, bem como dos atos de indisciplina, ali existentes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário