O policiamento escolar surgiu em 1994 com a denominação de Patrulha
Escolar, composto exclusivamente por policiais femininas.
A criação dessa patrulha se deveu aos
desagradáveis desfechos de ocorrências policiais nos colégios de Curitiba,
onde se observou que o policiamento básico era inadequado a esse tipo de
situação.
Com o passar do tempo esse serviço foi ampliado
e constituiu-se numa especialidade de policiamento. Inseriu-se no conceito de polícia comunitária, o qual através de uma
parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Estadual de Educação, passou também
a ministrar palestras educativas, e assessoria na segurança das escolas.
Em 2007 o policiamento escolar de todo o Estado foi reunido sob um
comando único e passou a denominar-se Batalhão de Patrulha Escolar
Comunitária,[1]
constituído por quatro companhias:
- 1ª Companhia do BPEC - Curitiba;
- 2ª Companhia do BPEC - Foz do Iguaçu;
- 3ª Companhia do BPEC - Maringá;
- 4ª Companhia do BPEC - Londrina.
Atualmente, em 2011, o BPEC desenvolve as
atividades do Programa Patrulha Escolar Comunitária em noventa municípios
do Estado, o que corresponde a cerca de 60% da população
de estudantes;
alcançando aproximadamente 1,1 milhão de alunos e 1.299 estabelecimentos de
ensino estaduais.
Patrulha
escolar comunitária
Atividades
preventivas
1. Avaliação
das instalações do estabelecimento quanto à segurança que estas proporcionam,
com sugestões de aprimoramento e adaptações; e emissão de um laudo de segurança
para a instrução do pedido de reparos e adaptações junto à Fundepar.
2. Coleta de
informações para formação de diagnósticos,
e estabelecimento de metas a curto, médio e longo prazo. Esta coleta ocorre
através da dinâmica aplicada junto à comunidade
escolar; visando identificar os problemas comuns, buscar soluções, refletir
sobre a responsabilidade de cada segmento, e obter compromissos.
3. A
administração e comunidade escolar passam para a concretização das idéias,
tomada de providências, e mudanças de procedimentos.
4. Palestras:
·
Para os pais: segurança e Estatuto da Criança e do Adolescente;
·
Para os alunos:
segurança, paz
e auto-estima;
·
Para os professores:
segurança
e disciplina;
·
Para os funcionários:
segurança e treinamento para situações de risco e conflito.
5. Plano de
segurança:
Atividades
curativas
Atuação eminentemente policial para reduzir a incidência de delitos, através da presença física e buscas pessoais. Realiza-se com procedimentos especialmente desenvolvidos e programados, através da discussão e autorização dos pais e conhecimento da justiça.
Atua unicamente no atendimento de ocorrências
policiais (armas,
drogas,
gangues,
etc.). As situações de indisciplina e similares são de responsabilidade da
escola
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