quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CONHEÇA O BPEC-PARANÁ QUE INSPIROU A CRIAÇÃO DO RONDA ESCOLAR NO RN



O policiamento escolar surgiu em 1994 com a denominação de Patrulha Escolar, composto exclusivamente por policiais femininas.

A criação dessa patrulha se deveu aos desagradáveis desfechos de ocorrências policiais nos colégios de Curitiba, onde se observou que o policiamento básico era inadequado a esse tipo de situação.

Com o passar do tempo esse serviço foi ampliado e constituiu-se numa especialidade de policiamento. Inseriu-se no conceito de polícia comunitária, o qual através de uma parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Estadual de Educação, passou também a ministrar palestras educativas, e assessoria na segurança das escolas.

Em 2007 o policiamento escolar de todo o Estado foi reunido sob um comando único e passou a denominar-se Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária,[1] constituído por quatro companhias:


Atualmente, em 2011, o BPEC desenvolve as atividades do Programa Patrulha Escolar Comunitária em noventa municípios do Estado, o que corresponde a cerca de 60% da população de estudantes; alcançando aproximadamente 1,1 milhão de alunos e 1.299 estabelecimentos de ensino estaduais.

Patrulha escolar comunitária

Atividades preventivas

1. Avaliação das instalações do estabelecimento quanto à segurança que estas proporcionam, com sugestões de aprimoramento e adaptações; e emissão de um laudo de segurança para a instrução do pedido de reparos e adaptações junto à Fundepar.

2. Coleta de informações para formação de diagnósticos, e estabelecimento de metas a curto, médio e longo prazo. Esta coleta ocorre através da dinâmica aplicada junto à comunidade escolar; visando identificar os problemas comuns, buscar soluções, refletir sobre a responsabilidade de cada segmento, e obter compromissos.

3. A administração e comunidade escolar passam para a concretização das idéias, tomada de providências, e mudanças de procedimentos.

4. Palestras:

·         Para os pais: segurança e Estatuto da Criança e do Adolescente;

·         Para os alunos: segurança, paz e auto-estima;

·         Para os professores: segurança e disciplina;

·         Para os funcionários: segurança e treinamento para situações de risco e conflito.

5. Plano de segurança:

 Nesta fase deverá ser elaborada por uma comissão de representantes de cada segmento, uma programação onde será registrada toda a evolução havida no grupo; bem como, quais as regras a serem seguidas para o aumento da segurança.

Atividades curativas

Atuação eminentemente policial para reduzir a incidência de delitos, através da presença física e buscas pessoais. Realiza-se com procedimentos especialmente desenvolvidos e programados, através da discussão e autorização dos pais e conhecimento da justiça.

 
Atendimento de ocorrências

Atua unicamente no atendimento de ocorrências policiais (armas, drogas, gangues, etc.). As situações de indisciplina e similares são de responsabilidade da escola

 

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